2009-11-11

Robert Enke (1977-2009)

O que dizer quando um dos nossos ídolos decide pôr termo à vida? Nada ... que descanse em paz.
Ou então falar do que fez de bom, recordar a pessoa que foi.
Sou benfiquista, mas isso não faz com que goste de todos os jogadores do Benfica, mas tenho sempre uma admiração especial pelos jovens que são atirados às feras e não viram a cara à luta.
Com o Enke foi assim ... chegado para ser suplente de um gigante argentino, um golpe de sorte acabou por cedo o atirar para a ribalta, e aos 22 anos, provou que mais uma vez (depois de Preud'homme) não era pela baliza que o Benfica não ganhava títulos. Aliás, nesses anos o dono da baliza era mesmo o único não culpado da travessia do deserto.
Por três anos serviu o Benfica, 3 anos de grandes defesas e de muito trabalho. Saiu como chegou, discretamente a custo zero, mas deixando o trabalho feito para que Moreira lhe sucedesse.
Infelizmente o sucesso desportivo não foi suficiente para o fazer ultrapassar a tragédia pessoal.

Não posso deixar de dizer que infelizmente, esse trabalho de Enke com Moreira foi desperdiçado por uma lesão chata e 2 treinadores imbecis. O Benfica perdeu um grande guarda-redes que acaba por ficar com o rótulo de promessa sempre adiada, e a selecção nacional perdeu o único guarda-redes em Portugal que podia assegurar a titularidade por um periodo de tempo considerável.

No comments: